De 7 a 18 de Dezembro, 200 países estarão reunidos na capital da Dinamarca para a 15º Conferência das partes da Convenção das Nações Unidas sobre mudanças do clima, ou COP 15. Tasso Azevedo, consultor do Ministério do Meio Ambiente e representante da comissão brasileira que participará da conferência, explica porque será tão importante para o futuro de todos nós. (Confira alguns trechos da entrevista)
Planeta Sustentável - Qual o desafio da reunião?
Tasso Azevedo - apesar de todos os alertas sobre os efeitos do aquecimento global, as emissões de Gases do Efeito Estufa na atmosfera continua aumentando. O desafio do encontro será conseguir um acordo entre todos os países para colocar nosso planeta num caminho de redução dessas emissões e evitar que a temperatura média do planeta suba mais de 2ºC no século 21.
Planeta Sustentável - Porque esse limite de temperatura foi estipulado?
Tasso Azevedo - O aumento de emissões de gases já está provocando uma elevação de temperatura capaz de causar mais catástrofes climáticas. Se essa elevação ultrapassar os 2ºC poderemos ter uma situação insuportavél para todos os seres vivos.
(...)
Planeta Sustentável - Qual o efeito dessas alterações?
Tasso Azevedo - Além do derretimento de geleiras e elevação dos nível dos oceanos, podemos ter um aumento na ocorrência de tempestades e furacões em deteminadas regiões, e secas prolongadas em outras, o que levaria também a proliferação de doenças infectocontagiosas
(...)
Planeta Sustentável - Qual a posição dos países desenvolvidos?
Tasso Azevedo - Estados Unidos, Japão e União Europeia precisam diminuir suas emissões de Gases do Efeito Estufa entre 25% e 40% até 2020. Mas as propostas deles ainda estão longe desse patamar.
Planeta Sustentável - O que eles podem fazer para diminuir suas emissões?
Tasso Azevedo - Basicamente produzir energias limpas e renováveis, além de modificar seus padrões de consumo. Também podem oferecer acesso a novas tecnologias e ajuda financeira para que os países em desenvolvimento protejam suas florestas.
Planeta Sustentável - O Brasil tem metas para diminuir suas emissões?
Tasso Azevedo - O Brasil que ser esforçar para que os termômetros não subam mais do que 0,2ºC por década.
Planeta Sustentável - Como faremos isso ?
Tasso Azevedo - Estamos preparando uma estratégia de redução das emissões. O país já se comprometeu a reduzir em 80% o desmatamento até 2020, que é nossa maior fonte de emissões de Gases do Efeito Estufa.
*Este conteúdo foi produzido para as “Páginas do Planeta”, publicadas nas revistas da Editora Abril
Confira a entrevista completa em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/cop15-mudanca-clima-tasso-azevedo-meio-ambiente-507576.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário