O tema sustentabilidade é cada vez mais parte do mundo corporativo e vai afetar a carreira de todo e qualquer profissional.
Em março deste ano, Frederico Cintra, de 34 anos, especialista de produtos da área jurídica do HSBC, passsou 15 dias no Centro Climático do banco, no litoral do Paraná. Localizado em plena mata atlântica, o centro ajuda funcionários da instituição financeira a entender o aquecimento global com trabalhos de campo. Os profissionais aprendem como a sustentabilidade afeta os negócios do banco e onde estão as oportunidades de melhoria. "Voltei ao trabalho em São Paulo com outra visão", diz Frederico. Desde então, ele elaborou um projeto de conscientização para os colegas de sua unidade, para reduzir o uso de papel e copos de plástico."Além do respeito ao meio ambiente, o envolvimento dos funcionários trará redução de custos para o banco".
(...)
O tema sustentabilidade faz cada vez mais parte do mundo corporativo e vai afetar a carreira de todos os profissionais. O projeto do HSBC mostra que as empresas não só estão preocupadas com o assunto, como querem engajar os funcionários no debate, fazendo-os entender a importância dele para, no futuro, transformá-lo em competência a ser exigida. "Depois de entender a grandiosidade do projeto, vem o aprendizado pessoal. Daí, passo a ser rensponsável por disseminar isso no trabalho, em casa, na roda de amigos", diz Frederico. "O profissional do futuro é o profissional sustentável", diz Claudia Malschitzky, diretora do Instituto HSBC solidariedade. "Clientes, comunidades e parceiros esperam essa atitude."
Incluir a sustentabilidade nas práticas de negócios é, basicamente, buscar resultados sem comprometer a perenidade da empresa nem prejudicar a sociedade ou o meio ambiente.
No jargão da da responsabilidade corporativa, usa-se o termo PPP (people, planet, profit, em inglês, ou seja, pessoas, planeta e lucro).
(...)
O que vai acontecer a partir de agora, prevê o consultor Luiz Eduardo, é que mais empresas passarão a incorporar o conceito em sua missão e irão aplicá-lo no planejamento estratégico. Essa mudança faz com que a sustentabilidade passe a ser vista como um valor para o negócio - e as empresas vão passar a exigir que os profissionais o pratiquem. É por isso que a sustentabilidade tem a ver com carreira. "Isso não é discursso, já está acontecendo", diz Luiz Eduardo. "Todos terão que ter este conceito muito claro na cabeça. "O profissional deve olhar para a sustentabilidade independentemente de sua função".
fonte: Você S/A. São Paulo: Abril, Edição 136, out. 2009.
www.vocesa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário